segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lembrando o meu pai

Sempre tive perto do televisor papel e caneta para escrever quadras populares, adivinhas, provérbios que alguém dissesse na televisão.
Depressa tomava nota e ficava aguardando oportunidade para ser usado.
De vez em quando, depois de eu ter escrito, o meu pai nos dizia: - Eu também sei e recitava as quadras populares abaixo mencionadas. Nós ouvíamos e dizíamos: “é muito bonito”, mas eu não tomava nota e ele dava atenção a isso, mas não reclamava.
Quando começou a ficar mais doente e recitou estas quadras por sua vontade; eu tomei nota e verifiquei que isso o deixou muito feliz.
Eu sabia que, de vez em quando, ele recitaria estes versos e, por isso, eu não tomava nota. Hoje em dia, penso que o poderia ter feito bem mais cedo para o deixar feliz, mas nunca me ocorreu que isso seria importante para ele. Eu também não dava importância ao que fazia. Agora partilho-os convosco.

Quadras populares

Salsa verde na parede
Torce o pé e deita a rama
Assim eu torcesse a língua
A quem me deita má fama.

À Rainha Santa Isabel
Rainha Santa Isabel
rainha sem igual
pede a Deus pelos pobres
que morrem em Portugal.

Se tu fosses viva
com tuas mãos carinhosas
tornavas a dar a vida
aos pobres tal como fizeste
transformando o pão em rosas.❐

Os meus blogues


http://www.psd.pt/ Homepage (rodapé) - “Povo Livre” - salvar (=guardar)

Sem comentários:

Enviar um comentário