segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Dia Mundial da Poesia 2017




Lagos, 21 de Março de 2017
Sobre Dia Mundial da Poesia 2017

Neste Dia Mundial da Poesia deste ano – 2017 – escolhi continuar com a Lírica de Luís Vaz de Camões (1524 – 1580). Comemorando este dia, escolhi as redondilhas. Das que mais gostei, saliento estas que venho partilhar convosco:

1.ª redondilha  – A Dona Francisca de Aragão
      Que lhe mandou glosar este verso: “Mas, porém, a que cuidados?”

Tanto maiores tormentos
foram sempre os que sofri
daquilo que cabe em mi
que não sei que pensamentos
são os para que nasci.
Quando vejo este meu peito
A perigos arriscados
Inclinado, bem suspeito
Que a cuidados sou sujeito.
Mas, porém, a que cuidados?

Que vindes em mim buscar,
Cuidados, que sou cativo?
Eu não tenho que vos dar;
Se vindes a me matar
Já há muito que não vivo.
Se vindes porque me dais
Tormentos desesperados
Eu, que sempre sofri mais
Não digo que não venhais.
Mas, porém, a quê, cuidados?

Se as penas que Amor me deu
Vêm por tão suaves meios
Não há que temer receios
Que vale um cuidado meu
Por mil descansos alheios.
Ter nuns olhos tão fermosos
Os sentidos enlevados
Bem sei que em baixos estados
São cuidados perigosos,
Mas, porém, ah! Que cuidados!=

2.ª redondilha: voltas a mote alheio
Menina fermosa
Dizei de que vem
Serdes rigorosa
A quem vos quer bem?

Não sei quem assela
Vossa fermosura
Que quem é tão dura
Não pode ser bela.
Vós sereis fermosa,
Mas a razão tem
Que quem é irosa
não parece bem.

A mostra é de bela
As obras são cruas;
Pois qual destas duas
Ficará na sela?
Se ficar irosa
Não vos está bem;
Fique antes fermosa
que mais força tem.

O Amor fermoso
Se pinta e se chama.
Se é Amor, ama;
Se ama, é piedoso.
Diz agora a glosa
Que este texto tem
Que quem é fermosa
Há-de querer bem.

Havei dó, menina,
Dessa fermosura;
Que, se a terra é dura,
Seca-se a bonina.
Sede piedosa,
Não veja ninguém
Que por rigorosa
Percais tanto bem.=

3.ª redondilha: voltas a mote alheio

       Pequenos contentamentos
      I buscar quem contenteis
Que a mim não me conheceis.

Os gostos que tantas dores
Fizeram já valer menos
Nãos os aceita pequenos
Quem nunca teve maiores;
Bem parecem vãos favores,
Pois tão tarde me quereis
Que inda me não conheceis.

Ofereceis-me alegria
Tendo-me já cego e mouco;
É baixeza aceitar pouco
Quem tanto vos merecia.
Ide-vos por outra via,
Pois o bem que me deveis
Nunca mo satisfareis.=

4.ª redondilha: Ao desconcerto do mundo

Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos
E para mais me espantar
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só para mim,
Anda o mundo concertado.=

5.ª redondilha: voltas a cantiga alheia

Lá na fonte está Leonor
Lavando a talha e chorando
Às amigas perguntando:
- Vistes lá o meu amor?

Posto o pensamento nele
Porque a tudo Amor obriga
Cantava, mas a cantiga
Eram suspiros por ele.
Nisto estava Leonor
O seu desejo enganando
Às amigas perguntando:
- Vistes lá o meu amor?

O rosto sobre uma mão
Os olhos no chão pregados
Que de chorar já cansados
Algum descanso lhe dão.
Desta sorte Leonor
Suspende de quando em quando
Sua dor e a si tornando
Mais pesada sente a dor.

Não deita dos olhos água
Que não quer que a dor se abrande
Amor porque em mágoa grande
Seca as lágrimas a mágoa.
Depois que de seu amor
Soube novas perguntando
De improviso a vi chorando.
Olhai que extremos de dor!=

6.ª redondilha: voltas a mote

Que vistes, meus olhos?
Meus olhos, que vistes
Que vos vejo tristes?

Vejo-vos chorosos
De Amor agravados
Tanto enamorados
Quanto mais queixosos.
Ora, meus mimosos,
Dizei-me: que vistes
Que vos vejo tristes?

Dizei-me, meus olhos,
Quem vos agravou?
Quem vos trespassou
Com duros abrolhos?
Por certo que em molhos
Nunca vi, se aí vistes
Lágrimas tão tristes.

Se chorais de Amor
Suas esperanças
Ditosas lembranças
Mais ditosa dor!
Mas se é desfavor
Dizei-me o que vistes
E não sereis tristes.
Porém, se em enganos
Viveis enganados
Não queirais cuidados
De quem vêm tais danos.
Deixai passar anos
Com o bem que vistes
        E não sereis tristes.=

Sem comentários:

Enviar um comentário