terça-feira, 16 de agosto de 2016

Questões do Português - 8

Lagos, 16 de Agosto de 2016
sobre Questões do Português – 8
Tenho reparado que há quem ande a substituir a palavra frade por freire e questionei-me. Deve ser assim algo como criar moda, sei lá.
Para os da minha geração, casa dos sessenta, e seguintes “freire” tem sido apenas nome próprio, apelido, de alguns.
Fui ao dicionário para saber as diferenças: freire tem a sua origem na língua da Provença “fraire” que passou para o francês “frère” = irmão e frade tem origem no Latim “frater” = irmão. Freire está associado às primeiras ordens monásticas que apareceram, ordens mendicantes, e frade às ordens monásticas masculinas posteriores, em geral.
As primeiras ordens monásticas que apareceram foram as mendicantes e surgiram pelas áreas da língua provençal. Logo foi esta a língua que lhes deu as primeiras palavras. Freire tem muita semelhança com frère e é natural. Foi a adaptação para o português por assimilação. Depois foi-se aperfeiçoando e criando novas palavras para a língua portuguesa pelos portugueses com esta área relacionados.

“Freire” como substantivo comum caiu em desuso e foi substituído por “frade”, palavra de origem latina, sendo o português de origem latina, faz sentido. Contudo “freire” permaneceu abreviado “frei” exactamente para designar o homem da ordem mendicante; de “freire” criou-se a palavra feminina “freira” para designar a mulher de uma ordem religiosa e o feminino permaneceu sem alteração. Depois, coexistindo com estas palavras surgem as palavras “Irmão” e “Irmã” na forma de tratar entre si e na forma de os leigos se lhes dirigirem; mas também é importante salientar que, quando se fala de/para um homem de uma ordem mendicante se diga por exemplo Frei João e para as ordens monásticas femininas por exemplo Irmã Maria.


http://goo.gl/RSVXh5        portal da Confraria Bolos D. Rodrigo

Os meus filmes

1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv           http://www.youtube.com/watch?v=NtaRei5qj9M&feature=youtu.be
2.º – O Cemitério de Lagos
3.º – Lagos e a sua Costa Dourada
4.º – Natal de 2012
5.º – Tempo de Poesia

Os meus blogues

--------------------------------------------
http://www.algarvehistoriacultura.blogspot.pt              sobre o ALGARVE
http://www.passo-a-rezar.net/       meditações cristãs
http://www.descubriter.com/pt/             Rota Europeia dos Descobrimentos
http://www.psd.pt/               Homepage - “Povo Livre” - Arquivo - PDF
http://www.radiosim.pt/        18,30h – terço todos os dias
(livros, música, postais, … cristãos)
http://www.livestream.com/stantonius         16h20 – terço;  17h00 – missa  (hora de Lisboa)
http://www.santo-antonio.webnode.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário